TELHADO VERDE NA CASA É TENDÊNCIA

A tendência dos telhados verdes cresce a cada ano, principalmente pela procura das pessoas por maior contato com a natureza e qualidade de vida, além da contribuição para a economia de energia.

No mercado, há essencialmente dois tipos de sistemas para implantação do telhado verde: o alveolar e o de substrato especial. O primeiro consiste em módulos, como se fossem pequenas caixas, acompanhadas de membranas de retenção de nutrientes, antirraízes e suporte. Já o substrato, como o próprio nome diz, é uma camada do substrato especial com todas as demais mantas relacionadas, ou seja, bem mais simples de ser executado.

Podemos citar 3 pontos importantes para implantar o telhado verde: inclinação do telhado, profundidade e a sobrecarga da estrutura, devido ao que será plantado. De modo geral, é um sistema simples de ser feito, mas que requer cuidados e pesquisa para que não ocorra nenhum problema de infiltração em sua casa.

Quanto mais plano for o telhado, melhor. Esses tipos de sistemas podem ser implantados em telhados com inclinação, seguindo sempre as orientações do fabricante para a execução. A profundidade e a sobrecarga devem ser avaliados de acordo com o que se pretende plantar. Dessa forma, quanto maior for a espécie, maior será a profundidade e o reforço do seu telhado. É importante analisar também o clima da região para ver o que a planta é capaz de suportar em termos de temperatura e chuvas. Apesar disso, o plantio pode ser bem variado, como gramado, hortas, cerrado e até mesmo espécies de 3,5 metros.

O telhado verde pode proporcionar uma diminuição na temperatura da cobertura da sua casa de até 18°, e é por isso que ele gera também a economia de energia, já que reduz a necessidade de uso do ar condicionado e de ventiladores. Também coopera com a redução da poluição. Além disso, a qualidade estética é incomparável. O único ponto de atenção é para a manutenção da laje, por conta do peso extra das plantas.

No Brasil, há diversos prédios comerciais e de shopping que também aderiram ao sistema. E você, se inspirou para fazer na sua casa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *