OUTONO: CUIDADOS ESPECIAIS COM O SEU JARDIM

O outono começou no dia 20 de março, e a estação conhecida pelas folhas caídas no chão tem muito a oferecer para o seu jardim. Mas será que é uma época realmente boa para as plantas? Claro que sim! Todas as estações são boas, pois cada uma possui características que favorecem determinada fase das plantas.

Por apresentar variações de temperatura, o outono provoca choque térmico fazendo com que as plantas despertem a necessidade de floração e consequentemente, a frutificação. Portanto é uma época de muitas frutas, sementes e legumes.

Logo no início do outono, comece adubando as plantas e gramados com uma pequena quantidade de potássio (encontrado nas cinzas de madeira ou carvão) para deixá-las mais resistentes ao frio, pragas e doenças. Já as regas devem ser feitas sempre pela manhã, pois a noite é mais fria e elas não gostam de dormir com os “pés molhados”.

Você das regiões mais quentes deve estar se perguntando: “Mas na minha cidade não é assim, o que devo fazer?”. Nosso Brasil é realmente muito diferente, por isso, jamais poderíamos comparar as temperaturas do Rio Grande do Sul com as da Bahia. São tão diferentes que exigem calendários agrícolas totalmente distintos, não apenas pela temperatura e chuvas, mas também pela luminosidade. Quanto mais próximas da linha do Equador, menor é a variação de dia e noite nas regiões do país, ou seja, são 12 horas de dia e 12 horas de noite o ano todo. No Sul, por exemplo, são 10 horas de luz nos dias de inverno e 15 horas nos dias de verão. Um ponto que merece atenção para a planta receber a quantidade ideal de luz.

E por que as folhas caem nessa época? Muitas árvores entram em estado de dormência para poupar energia por causa do frio e enfrentar os dias de menor luminosidade. Já outras espécies, pela escassez das chuvas na estação, acabam perdendo algumas folhas para reterem mais água, pois é por meio delas que ocorre a transpiração.

Aproveite para fazer uma boa limpeza tirando os galhos secos e as folhas que caem e prepare-se para aproveitar a beleza do outono e receber uma linda primavera em seu jardim!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *