Materiais sustentáveis são tendência nas construções

O QUE É?

Os materiais construtivos sustentáveis são aqueles que, durante o processo de fabricação, foram considerados critérios socioambientais. Para saber como selecionar materiais sustentáveis, deve-se verificar se o fabricante adota práticas sustentáveis. Aspectos como a origem da matéria-prima, se ela é nova ou reciclada, como é extraída, qual a poluição que é gerada pela instalação, qual o nível de consumo de energia ou se o mesmo possui algum tipo de certificação ambiental também são importantes.

 

DICAS

  • Para evitar desperdício de materiais, na definição das dimensões dos ambientes, considere também as dimensões dos materiais a serem empregados visando minimizar os cortes. Por exemplo, se o bloco tem 19cm considere a altura da parede múltiplo de 19cm.
  • Dê preferência pela utilização de materiais de demolição e fibras naturais para estruturas da edificação. A madeira pode ser utilizada como elemento de decoração, sendo importante verificar se a origem é certificada pelo FSC.
  • No caso do cimento, dê preferência ao tipo CPIII, cuja fabricação reaproveita 70% do resíduo gerado pelas siderúrgicas.
  • Em relação às tintas, vale destacar que elas podem emitir partículas tóxicas ou compostos orgânicos voláteis (COV), que podem ser prejudiciais à saúde das pessoas. Por isso, é recomendável o uso de tintas à base d’água.

 

QUANDO VALE A PENA?

  • Recomenda-se a utilização dos materiais de construção sustentáveis quando estiverem disponíveis e próximos ao local da obra. Afinal, materiais que percorrem grandes distâncias geram impactos ambientais durante o transporte. • É importante verificar também a durabilidade do material e se é adequado para o clima local, em termos de desempenho térmico e de resistência a chuvas.

 

BENÉFICIOS

Além de contribuir com um planeta mais sustentável, materiais construtivos sustentáveis também podem ser econômicos;

As cimenteiras são responsáveis pela emissão de 5% do co2 gerado em todo o mundo. Por isso, é interessante optar pelo tipo cpiii, que utiliza material reaproveitado;

Materiais naturais demandam menos energia e água em sua fabricação, e os resíduos produzidos na sua fabricação geram menos impacto no meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *