ÁREAS DE LAZER: dicas para planejar, construir e decorar!

Receber os amigos e familiares em casa é viver momentos inesquecíveis, não é mesmo? Quem não gosta de aproveitar uma noite de pizza ou aquele churrasco animado no fim de semana? É por isso que os espaços externos da casa devem ser planejados de acordo com seu estilo de cada família e com a finalidade que eles serão utilizados.

Sabendo disso, separamos algumas dicas para ajudar você a construir áreas de lazer externas. Confira a seguir para começar a planejar a sua!

– Churrasqueira / Forno de Pizza

Com 25m² já é possível construir esse espaço. Para algumas regiões do Brasil, como a central e a sul, esse item é essencial por conta da cultura local. O piso mais indicado é o antiderrapante, como porcelanatos e cerâmicas específicas para áreas externas ou até mesmo pedras.

Muito importante investir em um mobiliário bem confortável de mesas e cadeiras, pois geram acolhimento a este local. O uso de cores reforça essa ideia de reunir as pessoas de maneira agradável e alegre.

– Piscina / Deck

Dar um mergulho é sempre bem-vindo em qualquer lugar, nas cidades mais frias, pode ser que o uso seja menos intenso, mas proporciona um clima bem descontraído na casa.

O tamanho do deck deve ser proporcional ao da piscina, o ideal é garantir uma largura mínima de 3,5m. Por questões de segurança, o piso deve ser antiderrapante e atérmico. Coloque espreguiçadeiras resistentes à chuva e ao sol, conte com os materiais sintéticos para isso.

– Terraço

Por ser um ambiente de transição, que pode ser utilizado como área de estar, pisos com textura de madeira, pedra, cerâmica ou até porcelanatos são ótimas opções.

Para garantir uma área de estar com mesa para refeições, o tamanho mínimo para manter o conforto é de 20m².

A decoração fica por conta de almofadas, sofás, mesas de canto e centro, assim como uma mesa de refeições para os almoços de família ganhar um ar mais leve.

– SPA

Um privilégio ter um cantinho desses em casa! Com 30m² já é possível fazer uma implantação bem interessante. Essa é uma área indicada para cidades mais frias, uma vez que o propósito é ter ofurôs, que levam água quente.

Assim como o deck, aqui também é necessário prezar pela segurança e esquecer os pisos escorregadios; opte pelos pisos de madeira (natural ou plástica) ou porcelanatos específicos para essas áreas.

– Playground

Garanta a brincadeira da criançada com um playground divertido! O tamanho dessa área vai depender da idade das crianças que irão utilizá-la, quanto mais velha for a criança, maior será o espaço necessário por conta dos brinquedos. Uma opção para quem tem pouco espaço é montar uma brinquedoteca na área interna com aproximadamente 9m², para colocar brinquedos de tabuleiros e mesinha para desenho.

Todo cuidado é pouco! Então, comece utilizando piso emborrachado e opte por um mobiliário infantil para que o ambiente seja seguro. As cores também são fundamentais para estimular as crianças, vale deixar tudo bem colorido!

Qual dessas áreas tem a cara da sua casa? Agora é só escolher, construir e convidar a galera para aproveitar momentos incríveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *