DICAS PARA REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR AGORA MESMO

A gestão de resíduos, popularmente conhecida como reciclagem, vai muito além da separação do lixo. Ela consiste em sistematizar a coleta, o armazenamento e o destino dos diversos tipos de resíduos, valorizando assim a reciclagem. Por isso, é importante que sejam adotadas algumas ações para redução dos resíduos, antes que eles virem “lixo”.

Pensando nisso, vamos apresentar algumas dicas simples para provar que a prática dos 3R’s (Redução, Reutilização e Reciclagem) é muito mais fácil do que você imagina.

É importante ter duas lixeiras, uma verde destinada para os resíduos recicláveis e a preta para os orgânicos (não-recicláveis). E uma lixeira laranja para a coleta de pilhas e baterias.

Além disso, se livrar dos copos plásticos, e substituir por copos de vidro e para o cafezinho de todas as horas, apenas canecas.

A impressão não deu certo? As folhas utilizadas podem ir para um cesto de reuso, para que outra pessoa possa utilizar como rascunho ou fazer bloquinhos de anotação.

O consumo consciente e o reaproveitamento podem ser praticados em qualquer lugar e fazem uma diferença enorme! Dois grandes exemplos disso são que 70% do volume de resíduos gerados nas residências podem ser reciclados, e até 90% dos resíduos de obra podem ser reaproveitados. Os restos de entulho também podem virar agregados e serem utilizados como lastro e sub-base de casas.

Que tal procurar em seu bairro as alternativas de reciclagem? Pode ser que haja alguma cooperativa que faça este trabalho. Não se esqueça de fazer a sua parte no dia a dia, para isso, reduza também o consumo de embalagens e sacolas, colocando suas compras de supermercado em sacolas retornáveis. Deixe algumas no porta-malas de seu carro para não esquecer de levá-las!

Observe o seu consumo agora mesmo e coloque essas e outras dicas em prática para colaborar com o meio ambiente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *